sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVA NOVO MARCO DAS FERROVIAS

Redação - 14/12/2021 19:50

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira, 14, o Projeto de Lei 3754/21, que cria o marco regulatório das ferrovias. O texto prevê, entre outros mecanismos, que a construção e gestão de malhas ferroviárias pelo setor privado no Brasil se dê por regime de autorização, e não mais por concessão, como ocorre no atual modelo. Os deputados não alteraram o texto elaborado pelo Senado. Por isso, o projeto segue para sanção presidencial.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse mais cedo nesta 3ª que o governo pediu para os deputados aprovarem o texto sem alterações. É uma forma de ganhar tempo dispensando nova análise do Senado.

O projeto de autoria do senador José Serra (PSDB-SP) foi visto por seu relator Zé Vitor (PL-MG) como uma medida capaz de sanar um problema antigo na infraestrutura de transporte e de logística no Brasil, tendo em vista que o regime de autorização é menos burocrático que o atual. “A necessidade de se aumentar a participação das ferrovias no transporte de cargas é evidente. (…) Acredito sinceramente que o Brasil dará um passo importante em direção ao desenvolvimento de nossa malha ferroviária”.

A base governista se pronunciou amplamente em favor do projeto, que foi visto com certa preocupação pela minoria. Talíria Petrone (Psol-RJ), líder da legenda na Câmara, afirmou reconhecer os méritos do projeto, mas teme por alguns vícios em seu texto. “O PL flexibiliza de forma muito exagerada o poder e dever do Estado de regular o setor ferroviário”, declarou em defesa da retirada do projeto da pauta.

 

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.