sábado, 07 de setembro de 2024
Euro 6.2147 Dólar 5.6022

BAIANOS BUSCAM CADA VEZ MAIS VIVER NO EXTERIOR; VEJA O MOTIVO

Redação - 14/12/2021 16:30 - Atualizado 01/03/2022

A pandemia e a consequente crise econômica do país elevaram a busca dos baianos pelo serviço de validação de documentos para o uso no exterior Os cartórios da Bahia registram aumento de 113% no tipo de operação entre junho e novembro de 2021, quando foram realizadas 16.080 ações do tipo no estado, enquanto 7.544 documentos foram validados no igual período do ano passado. Os dados são do Colégio Notarial do Brasil (CNB), que representa os cartórios do país.

Em entrevista ao Bahia Econômica, a tabeliã do CNB na Bahia, Roberta Lussac, explica que o movimento está relacionado com fatores como a perda do poder aquisitivo das famílias em razão do desemprego e da inflação. “A gente tem um cenário de instabilidade política que está atrelado com a inflação elevada e a pouca oportunidade de emprego no mercado. Por isso, a tendência é que o aumento no número de validações siga em 2022”, explica Lussac.

As validações de documentos para quem deseja viver no exterior também é chamada de apostilamento.  E segundo os dados da CNB,  quando observados apenas aqueles referentes a solicitações de vistos para estudos ou abertura de processos de dupla cidadania, o crescimento no segundo semestre fica em 176%, passando de 3.319 mil para 9.165 mil na comparação com o mesmo período de 2020.

O apostilamento, realizado em cartórios da Bahia e de outros estados do país, é utilizado para autenticar e permitir o reconhecimento mútuo de documentos brasileiros em outros 118 países. Entre os documentos mais comuns de serem apostilados estão as certidões de nascimento, casamento e óbito, as escrituras de divórcio, inventário, compra e venda e união estável, procurações, testamentos, diplomas, históricos e certificados escolares.

Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.