quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.4085 Dólar 5.0093

BAHIA É O ESTADO MAIS LETAL DO NORDESTE E 100% DOS MORTOS PELA POLÍCIA EM SALVADOR SÃO NEGROS, APONTA PESQUISA

admin - 14/12/2021 11:00 - Atualizado 14/12/2021

Uma pesquisa realizada pela Rede de Observatórios da Segurança, do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), divulgada nesta terça-feira (14), indica que a Bahia é o estado mais letal do Nordeste e 100% dos mortos pela polícia em Salvados são negros. Segundo informações da Rede de Observatórios da Segurança, a Bahia é o estado com maior percentual de negros entre os mortos pela polícia: são 98%.

Também fica na Bahia a cidade onde a polícia mais mata pessoas negras no país: Santo Antônio de Jesus. O g1 entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e aguarda posicionamento do órgão sobre a pesquisa. No documento, os pesquisadores citam dois casos de grande repercussão midiática que aconteceram nos estados da Bahia e Rio de Janeiro, no mesmo dia, 8 de junho de 2021.

“Na mesma semana em que Kethlen Romeu foi morta, com seu bebê na barriga, pela polícia do Rio de Janeiro, duas outras mulheres negras também morreram nas mãos dos agentes do estado da Bahia no Curuzu, em Salvador: Maria Célia de Santana, de 73 anos, e Viviane Soares, de 40 anos”, diz a pesquisa.

‘Isso é uma barbaridade’, diz avô de criança que foi morta a tiros em Salvador; família diz que PM chegou ao local atirando. Os pesquisadores lembram também que Viviane Soares era tia de Railan Santos da Silva, de 7 anos, que morreu após ser baleado pela polícia enquanto assistia uma partida de futebol em um campo do bairro. O crime aconteceu sete meses antes dos óbitos das mulheres.

A pesquisa também aponta que a Bahia tem o maior índice de chacinas entre os estados do Nordeste monitorados pela Rede de Observatórios da Segurança nos últimos dois anos, com 74 registros. Um ataque armado a uma festa de rua deixou seis pessoas mortas e outras 12 feridas no bairro do Uruguai, em Salvador, na madrugada de 13 de outubro, na Rua Voluntários da Pátria, em uma localidade conhecida como Pistão.

As investigações do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) apontam que o ataque armado começou a partir de uma briga entre pessoas que estavam na festa paredão. Com isso, um grupo armado passou a atirar contra outro, e pessoas que estavam no meio do evento também foram atingidas. No dia 30 de outubro, cinco pessoas morreram após terem sido baleadas dentro de um barraco, às margens da BR-101, no trecho de Itabela, extremo sul da Bahia. Ao todo, quatro pessoas foram presas.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.