quarta, 26 de junho de 2024
Euro 5.8457 Dólar 5.4571

ANVISA ALERTA PARA VACINA DE QUEM ENTRA NO BRASIL

Redação - 01/12/2021 07:15 - Atualizado 01/12/2021

“Não existem medidas infalíveis — digo heroicas — nessa luta. O grande esforço é pela contenção. Temos que continuar em vigilância nas fronteiras, por exemplo, e exigir vacinas para quem entra no país. A demora do governo para adotar as medidas enfraquece o esforço empreendido. Por sua vez, as medidas não farmacológicas devem persistir, especialmente o uso das máscaras e evitar as aglomerações. Falar em carnaval é precipitado. Evitar grandes eventos, recomendável”, afirmou.

“Reitero a importância das vacinas como instrumento importante no contexto das fronteiras. Quando digo que não há medida infalível, quero dizer que as medidas dever ser adotadas conjuntamente. Por exemplo: no aéreo, a necessidade do (teste) RT PCR negativo, a declaração de saúde do viajante e o certificado de vacina. Todos juntos são úteis. A Anvisa não quer fronteira fechada. Queremos fronteiras abertas com segurança sanitária.”

Em um momento no qual o próprio presidente Jair Bolsonaro resiste em exigir a vacina para viajantes que entram no Brasil, o diretor Alex Campos reforçou a defesa da medida. “A vacina não contém totalmente a transmissão, mas ajuda na contenção da transmissão. Por sua vez, combate as internações e evita o óbito”, disse Campos. “Fora isso, o cidadão-viajante-turista que chega vacinado, por não adoecer ou adoecer levemente, não ocupa o sistema de saúde”, declarou.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.