BOLSAS DESPENCAM E DÓLAR SOBE COM NOVA VARIANTE

BOLSAS DESPENCAM E DÓLAR SOBE COM NOVA VARIANTE

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores, despencou 3,39% e bateu os 102.225 pontos nesta sexta-feira, 26, em conjunto com outros mercados globais que reagem ao espalhamento da nova variante da Covid-19, detectada inicialmente na África.

O cenário também provocou subida do dólar em 0,31%, negociado a R$ 5,5822, após atingir a máxima de R$ 5,6679 logo na abertura. A criptomoeda Bitcoin despencou 20% em relação ao recorde do início do mês.

O setor mais afetado foi o das companhias aéreas, que vão sofrer em um futuro próximo o impacto de novas restrições, como tem acontecido na Europa com alguns países já restringindo a circulação.

O receio é que uma nova onda de Covid trave a recuperação econômica global. A nova variante, batizada de B.1.1529, está se espalhando rapidamente pela África do Sul. Também já foi detectada em Botswana, Hong Kong e Israel.

Maurício Pedrosa, gestor de fundos da Arena Investimentos, diz que após vislumbrar o fim da pandemia, o sentimento para o mercado é de frustração.

“Estávamos em um caminho de despedida desse problema singular que foi a Covid-19. Esse evento de hoje pode, daqui a alguns dias, se apresentar como não tão grave. Mas há a preocupação de que tenhamos que lidar nos próximos anos com uma recorrência de pandemias”, declarou.