SESAB APONTA QUASE 3 MILHÕES DE PESSOAS COM VACINAS ATRASADAS

SESAB APONTA QUASE 3 MILHÕES DE PESSOAS COM VACINAS ATRASADAS

A Bahia tem quase 3 milhões de pessoas que já poderiam, mas ainda não retornaram aos postos de saúde para completar o esquema vacinal contra a Covid-19, segundo anunciou nesta quarta-feira, 24, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).

Salvador tem 509 mil pessoas com atraso na vacinação contra a Covid-19

Do total do público que está com a segunda dose em atraso, 341.494 tomaram a vacina Coronavac; 358.796 Oxford/AstraZeneca; e 1.219.490 Pfizer/BioNTech. Em relação à dose de reforço, 1.013.074 de pessoas já poderiam ter ido a uma unidade de saúde.

A Secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, alerta que a principal medida para conter o avanço da Covid-19 é a imunização completa, que garante uma maior proteção contra a doença.

“É importante que as pessoas busquem as unidades de saúde para se vacinarem contra a doença, incluindo também a dose de reforço. O esquema completo de vacinação dá uma maior garantia de defesa contra a doença”, afirma.

A diretora da vigilância epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro, alerta que além de não garantir a efetividade completa das vacinas, os atrasos podem acarretar a perda de doses. As da Pfizer, por exemplo, precisam ser aplicadas em até 31 dias, por conta das especificidades no armazenamento.

“Uma vez enviadas aos municípios, as doses só mantêm a validade em temperatura positiva pelo prazo de até 31 dias. Por isso, é tão importante que a população esteja atenta a esse retorno e compareça aos postos de vacinação para concluir o esquema vacinal contra a Covid-19”, conclui.