O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, criticou a crise instaurada no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnÃsio Teixeira (INEP), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas provas estão marcadas para acontecer nos dias 21 e 28 de novembro.A demissão dos servidores do INEP, sob a acusação de assédio moral e “de fragilidade técnica e administrativa da atual gestão máxima†do órgão, evidenciam, segundo Jerônimo, mais um descaso do governo federal com a Educação.
“O que estamos assistindo é o desmonte de mais uma instituição pública, que tem um papel estratégico para a Educação do nosso paÃs. Além da insegurança institucional instaurada no INEP, todo este cenário de crise atual promove a quebra de confiança na lisura do Enem, que é uma polÃtica pública consolidada, um importante instrumento de avaliação e que contribui para a democratização do acesso à s vagas das universidades e institutos federais de Educaçãoâ€, afirmou Jerônimo Rodrigues.
Para o secretário, o Enem não pode ser transformado em uma polÃtica de governo, com implicações ideológico-partidárias. “O Enem é uma polÃtica de Estado, um patrimônio da sociedade brasileira e, como tal, não pode ser transformado em arma ideológica de um governo. Neste momento, é necessário manifestar o nosso repúdio a este tratamento desrespeitoso com o INEP, com os profissionais comprometidos com o órgão e que estão sendo constrangidos. Nossa solidariedade, também, aos estudantes e suas famÃlias, que se prepararam e esperam pelo Enem durante todo o ano e não encontram, neste momento, por parte do governo federal, o amparo e a segurança que deveriam terâ€, enfatizou.
O secretário lembrou que as escolas estaduais desenvolvem, durante todo o ano letivo, conteúdos pedagógicos e projetos com foco no Enem. Além disso, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realiza o projeto Enem 100%, que visa contribuir para o acesso dos estudantes à Educação Superior e que abarca ações estratégicas, como aulões virtuais dos diferentes componentes curriculares, transmitidos nas redes sociais da SEC e na TV Educa Bahia; a disponibilização no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) de mais de 10 mil conteúdos digitais educacionais da Plataforma AnÃsio Teixeira; e também a disponibilização de conteúdos de 12 instituições de Ensino Superior da Bahia.
Destaque, ainda, para roteiros de aprendizagem elaborados por professores da rede estadual e para o Programa Universidade para Todos (UPT), desenvolvido em parceria com as quatro universidades estaduais (UNEB. UESC, UEFS e UNEB) e a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), e que se consolidou como uma polÃtica pública de inclusão e de acesso de estudantes e egressos da rede estadual de ensino ao Ensino Superior.
Foto: Mônica Bahia/SEC