quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

UNESCO SE PRONUNCIA SOBRE VENDA DO ARQUIVO PÚBLICO DA BAHIA

admin - 17/11/2021 16:15 - Atualizado 17/11/2021

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) se pronunciou, nesta quarta-feira (17), sobre a venda do prédio que abriga o Arquivo Público da Bahia, em Salvador. O texto assinado pela diretora do Programa da organização Memória do Mundo (MoW) na América Latina, Sandra Moresco, demonstrou preocupação com a situação dos “10 km de documentos” presentes no acervo baiano.

A organização afirmou que “tem o dever de chamar a atenção sobre a grave situação que enfrenta o Arquivo Público do Estado da Bahia”. Ela alertou que “a preservação do patrimônio documental e de seu acesso público, dever de todos para com todos, requer uma edificação em condições seguras”, entre outras coisas. “Sem essas condições, a Memória do Mundo é irremediavelmente destruída”, completou.

Após a repercussão negativa, o leilão do Apeb, na Baixa de Quintas, foi suspenso em decisão judicial. A medida também determinou que a Fundação Pedro Calmon, gestora da Apeb, apresente um plano de salvaguarda e remoção do acervo em um prazo de 60 dias. O leilão tinha como objetivo quitar dívidas da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa), liquidada em 2014.

Ciente, a Unesco reforçou o papel do poder público na manutenção do patrimônio da Bahia. “Esperamos que as autoridades correspondentes abordem com urgência esta situação, dando-lhe a melhor solução ao perigo iminente, garantindo um arquivo forte, com condições reais para enfrentar o desafio de preservar e dar acesso a tão importantes acervos”, finalizou.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.