domingo, 05 de maio de 2024
Euro 5.4908 Dólar 5.0725

CANTOR BRUNO BARROSO ESTREIA SEU VIDEOCLIPE GATO PRETO NO MALEMBE

Redação - 17/11/2021 08:15

Às vésperas do dia da Consciência Negra, o cantor Bruno Barroso promove o lançamento de sua música e videoclipe Gato Preto. O título autoral mistura o samba reggae em forma de poesia, buscando enaltecer a autoestima de todo o povo negro. A estreia do single nas plataformas digitais é celebrada, presencialmente, no dia 19 de novembro, às 20h, no Malembe. No dia seguinte, a partir das 11h, o videoclipe pode ser conferido através do canal do cantor no Youtube.

O gato preto, que é considerado um símbolo de má sorte, ganha um novo significado na letra de Barroso: o de valorização da beleza negra. A obra nasce dessa força e afirmação, para expressar uma estética que valoriza a ancestralidade e estimula o empoderamento da negritude. A composição visual do álbum e do videoclipe é construída enquanto crítica aos padrões e convenções raciais e sexistas impostos pela grande indústria.

Nesse sentido, toda a estética da obra constrói o negro no lugar da riqueza e do poder. O cantor acredita que “a sociedade espera que a pessoa negra esteja na condição de subserviência, por isso nós deveríamos nos diminuir para nos encaixar nas expectativas do outro”. Pensando nisso, em seu trabalho, ele busca a transformação: “a música é muito mais que um conjunto de notas e melodias, ela é capaz de comunicar, acolher, transformar nossa autoestima e valores”, frisa.

Esse trabalho só acontece graças ao apoio coletivo. Barroso ressalta que esse é um projeto independente, que se concretiza através de uma equipe engajada e da ajuda do público através de um financiamento coletivo. “Fico muito feliz por contar com uma rede ampla de apoio. Foi através dela que consegui realizar esse projeto que é um sonho. Obrigado a minha equipe e a todo público que me apoiou financeiramente”, destaca.

Em março de 2021, Bruno Barroso estreou seu trabalho autoral com a música Pelas Sementes, uma canção que traz na letra a atmosfera de Salvador e a ancestralidade africana, numa relação simbiótica com a natureza. Entretanto, sua carreira se iniciou em 2018, quando virou residente no Projeto Encontro da Cultura, no Teatro Eva Herz. No ano seguinte, junto com a banda Ligação 70, ele cantou no Grito de Carnaval no Aconchego da Zuzu. A parceria deu tão certo, que em 2020, eles repetiram a dose e o cantor fez sua estreia no carnaval baiano ao cantar no palco da Praça Pedro Arcanjo.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.