Em setembro, as atividades de serviços ligadas ao turismo na Bahia seguiram crescendo (1,5%) frente ao mês anterior (com ajuste sazonal). Foi a quinta alta consecutiva para o indicador. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE.
Nessa comparação, o resultado baiano ficou acima do registrado no país como um todo (0,8%), sendo o 5o melhor índice entre os 12 estados onde o agregado de turismo é pesquisado separadamente. Os melhores resultados ficaram em Santa Catarina (5,7%), Rio de Janeiro (4,0%) e Goiás (2,5%).
No confronto com o mesmo mês do ano anterior, os serviços ligados ao turismo na Bahia tiveram mais um forte crescimento (104,7%). O estado apresentou novamente o maior avanço do país, resultado que se deu frente a uma queda de 44,9%, registrada em setembro de 2020, frente ao mesmo mês de 2019.
Nesse confronto, todos os 12 estados apresentaram crescimentos significativos no volume das atividades turísticas, e o Brasil como um todo teve alta de 36,6%.
De janeiro a setembro de 2021, os serviços ligados ao turismo na Bahia também apresentam o maior crescimento do país (48,9%). Em um resultado bem superior ao do país como um todo (19,9%).
Além disso, no acumulado nos 12 meses encerrados em setembro, os serviços turísticos baianos também seguem em alta (21,3%), com o 2º melhor resultado do país, inferior apenas ao de Goiás (22,2%). O resultado da Bahia neste indicador também é bastante superior ao do país como um todo (1,0%).
Foto: divulgação