terça, 25 de junho de 2024
Euro 5.8457 Dólar 5.4571

COMPOSITOR DE HINO DO AXÉ BAIANO ACIONA PAGODEIRO NA JUSTIÇA POR PLÁGIO

Redação - 10/11/2021 14:45

A canção “Faraó – Divindade do Egito”, hino da música baiana desde os anos 80, foi alvo de plágio pelo cantor de pagode Robson Costa, conhecido como Robyssão. O compositor original da obra, Luciano Gomes, e a gravadora Universal Music acionaram o artista na Justiça.

“Faraó” já foi interpretada por grandes nomes da axé music, como Margareth Menezes e o grupo Olodum. A polêmica do plágio começou no início deste mês, quando Robyssão lançou “Vai no chão”, uma versão não autorizada da música.

Depois que o compositor e a gravadora entraram com processo judicial, a música de Robyssão foi removida das plataformas digitais. O g1 tentou contato com a produção do cantor, mas não conseguiu retorno.

Nas redes sociais, Luciano Gomes iniciou uma campanha para preservar a memória musical de “Faraó”. Em uma transmissão ao vivo, ele disse que não autorizou a regravação da música, nem a alteração da letra.

“Eu vim noticiar aqui uma situação desagradável que está acontecendo. A música ‘Faraó’ foi plagiada por um artista local, que vocês conhecem, chamado Robyssão, em ritmo de pagodão. Só que essa versão aí não teve a minha solicitação ou a minha autorização para gravação. Não fui comunicado, não fui informado de nenhuma alteração da minha canção – até mesmo porque eu não aceitaria, como não aceito”, começou dizendo o compositor.

Foto: Instagram

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.