O Vitória tem uma missão difícil nas rodadas derradeiras da Série B do Brasileiro: ultrapassar três adversários que, assim como ele, também lutam contra o rebaixamento. Vice-lanterna da competição, o rubro-negro precisa deixar Confiança, Londrina e Brusque para trás se quiser permanecer na segunda divisão no próximo ano. Pra complicar o desafio, o Leão já não depende apenas das próprias forças. Por isso, será preciso secar os rivais.
Com 34 pontos, o Vitória tem 97,7% de risco de rebaixamento. O cálculo da probabilidade é do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que estuda os números do futebol brasileiro. O primeiro dos quatro desafios que o Leão tem pela frente é contra o Vasco, quarta-feira (10), às 21h30, em São Januário, no Rio de Janeiro.
O jogo vale muito para o time baiano, mas nem tanto para o carioca. Depois da goleada por 4×0 sofrida diante do Botafogo, as chances do cruzmaltino conquistar o acesso caíram para 0,04%. Como já não há risco de queda, o Vasco basicamente vai cumprir tabela nas quatro partidas restantes da Série B. “Independente do resultado do Vasco, a gente já tinha em mente que esses quatro jogos que temos, temos que vencer os quatro. A gente está focado e vai enfrentar esses quatro jogos como uma final”, prometeu o goleiro Lucas Arcanjo.
O Vitória também terá um outro adversário que já não tem mais pretensões no campeonato, o Vila Nova, na última rodada. A equipe goiana ocupa a 10ª posição, com 44 pontos. Não tem chance de subir e só 0,16% de chance de cair. O jogo será no Barradão. A outra partida como mandante é contra o Cruzeiro, após o duelo com o Vasco. A equipe mineira ocupa atualmente a 12ª colocação, com 43 pontos. Assim como o Vila, não tem chance de subir e o risco de rebaixamento é improvável, de 0,78%.
O único adversário do Leão que ainda briga por alguma coisa é o CRB, que tem 20,4% de chance à Série A. O jogo, agendado para a penúltima rodada, será no estádio Rei Pelé. A equipe alagoana está em 6º lugar, com 54 pontos. “O jogo é jogado dentro de campo. Enquanto tiver 1% de chance de ficar, a gente vai acreditar. O torcedor pode esperar isso da gente”, prometeu Lucas Arcanjo.
Foto: divulgação