quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.3995 Dólar 4.9925

PREFEITURA PROMOVE FESTIVAL PARA CONECTAR MULHERES CHEFS EM SALVADOR

admin - 08/11/2021 10:16

A magia que envolve a culinária baiana, formada pelo sincretismo cultural das gastronomias indígena, africana e portuguesa, é singular no mundo inteiro. Na capital baiana, a cozinha acaba se tornando um templo de sabedoria, herança e afeto, muitas vezes comandada por mulheres que perpetuam os saberes de geração em geração. Para conhecer melhor esse universo, a Prefeitura de Salvador promove o Festival Donas do Sabor de Salvador.

O projeto é desenvolvido através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) em parceria com o Women on Food, uma aliança internacional com o objetivo de conectar, capacitar e educar mulheres que estão transformando a gastronomia em todo o mundo, e apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e do Shopping Barra. O objetivo é fomentar a rota turística gastronômica de Salvador e atrair visitantes nacionais e internacionais através das mulheres que dominam um dos pilares mais importantes da cultura da cidade: a gastronomia.

Ao longo do mês de novembro, o Donas do Sabor terá alguns desdobramentos, com várias ações para a formação de uma grande rede de mulheres empreendedoras, chefs de cozinha e/ou que comandam um restaurante em Salvador. A primeira fase é a abertura das inscrições das chefs e dos restaurantes no portal salvadordabahia.com. A fase dois abrange uma websérie de cinco episódios e a fase três, uma Mostra Culinária no Shopping Barra. A campanha já pode ser conferida no site salvadordabahia.com e nas redes sociais do Visit Salvador da Bahia (Instagram, Facebook e Twitter), além do próprio site do projeto: www.salvadordabahia.com/donasdosabor

Inscrição – Qualquer chef de cozinha, mulher, ligada a um restaurante da cidade, já pode se inscrever para participar do Donas do Sabor diretamente na plataforma digital do projeto, no endereço www.salvadordabahia.com/festival-donas-do-sabor/. As chefs interessadas devem entrar no portal do festival, enviar sua história com a gastronomia, um prato principal de seu restaurante, contato, endereço, redes sociais e fotos do local.

As chefs selecionadas e aprovadas vão ganhar o Selo Donas do Sabor. O reconhecimento físico será concedido aos restaurantes, indicando que aquele lugar é comandado por uma mulher e faz parte do Festival Donas do Sabor.

Plataforma digital – Foi criada uma seção especial no portal SalvadorDaBahia.com apresentando todas as chefs mapeadas e divulgando experiências em torno da rota gastronômica. A intenção é fazer com que os cidadãos possam acessar, em um mesmo local, informações sobre todos os restaurantes e as criações de mulheres chefs de cozinha por toda cidade. A Women On Food e o Visit Salvador da Bahia pretendem mapear as mulheres mais relevantes da área gastronômica da cidade.

Mostra culinária – Um restaurante pop up será criado para o projeto, que vai estar aberto ao público, no Shopping Barra, com inauguração na próxima quarta-feira (10). Na ocasião, as chefs embaixadoras vão estar presentes, convidando o público para uma degustação e divulgando sua gastronomia e o festival para toda a cidade.

Websérie – O Donas do Sabor também reúne uma websérie em cinco episódios, a serem exibidos às quartas e sextas-feiras pelo YouTube. Na ocasião, será mostrado o poder das mulheres na gastronomia baiana, com encontros que apresentam sempre uma dupla de chefs de dar gosto. As embaixadoras são Déa Nascimento (Solar Gastronomia), Ana Célia (Zanzibar), Tereza Paim (Casa de Tereza), Deliene Mota (Encantos Da Maré), Angeluci Figueiredo (Restaurante Preta), Dona Jô (Cantinho da Jô), Angélica Moreira (Ajeum da Diáspora), Nara Amaral (Di Janela), Neinha (Neinha Point do Camarão) e Leila Carreiro (Dona Mariquita).

Os encontros acontecerão em uma cozinha montada para receber as chefs. Juntas, elas vão criar ou fazer uma releitura de um prato que fará parte do Menu Especial do Festival.  Além de tudo que acontece na cozinha, elas vão contar um pouco sobre a própria história com a gastronomia e a relação com a cidade, além de levar o público para conhecer o que acontece por trás da gastronomia, através das fornecedoras que alimentam a cadeia.

A série também vai mostrar os restaurantes e a região da cidade onde ficam. Os encontros foram gravados na bela cozinha da Pousada do Boqueirão, no Santo Antônio Além do Carmo. Todos os episódios estarão disponíveis no canal do Visit Salvador da Bahia no YouTube (www.youtube.com/c/VisitSalvadordaBahia).

 

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.