O muro de um condomínio desabou parcialmente no bairro Ponto Certo, em Camaçari, na região metropolitana de Salvador, por causa da forte chuva que atingiu a cidade no domingo (7). Um veículo passava no momento da queda e por pouco não foi atingido.
Imagens de uma câmera de segurança instalada próxima ao residencial mostram que chovia forte no momento do incidente. A estrutura desaba e cai no asfalto. O motorista consegue manobrar rapidamente e desviar para a contramão, evitando um acidente mais grave. Com a queda do muro, a água que estava acumulada na área do condomínio vazou para a pista, causando alagamento.
Conforme a prefeitura municipal, em três horas, Camaçari teve índice pluviométrico de 76,80 milímetros, volume previsto para todo o mês de novembro. “A gente sabia que iria ocorrer essa chuva, mas não com a intensidade como foi. O volume de água foi tão grande que chegou a alagar a cidade quase toda”, disse o coordenador da Defesa Civil do município, Ivanaldo Correira.
O Rio Camaçari, que corta o município, subiu muito com a chuva e atingiu mais de 10 localidades. A Defesa Civil afirmou que a drenagem do rio foi feita há dois meses, e que uma obra está sendo realizada para resolver os problemas causados em dias de chuva. O órgão acrescentou que houve um atraso nos trabalhos por conta da pandemia, mas não divulgou uma previsão para conclusão.
Segundo a Defesa Civil de Camaçari, cerca de 30 famílias tiveram de deixar as casas onde moram, por causa dos riscos de desabamento. Em um dos casos, uma idosa precisou ser carregada por vizinhos, para conseguir sair de um imóvel. Alguns moradores utilizaram caiaques para se deslocar pela cidade. Outros tiveram prejuízos.
Um mutirão de limpeza foi realizado até a noite de domingo para retirar lama e entulho nas ruas da cidade. A previsão é de mais chuva para esta segunda-feira (8) em Camaçari, conforme o Climatempo. A possibilidade de chuva é de 80% e as temperaturas variam entre 24º e 29º.
Por causa do temporal, o atendimento está suspenso na Circunscrição de Trânsito (Ciretran) de Camaçari, nesta segunda. Segundo nota emitida pelo órgão, “todas as providências estão sendo adotadas para solucionar os problemas decorrentes do alagamento registrado na unidade”. Ainda conforme o informativo, a expectativa é que o atendimento na unidade seja normalizado o mais brevemente possível, mas não foi informada data.
Foto: divulgação