sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5402 Dólar 5.1615

FALTA OU ALTO CUSTO DE MATÉRIA SÃO PROBLEMAS PARA MPES

Redação - 08/11/2021 16:15 - Atualizado 08/11/2021

Micros e pequenas indústrias apontam a falta ou alto custo de matéria-prima como o principal problema que enfrentaram no último ano. Os dados fazem parte do Panorama da Pequena Indústria, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), feito trimestralmente. O levantamento do terceiro trimestre de 2021, divulgado nesta segunda-feira (8), constata que MPEs de transformação e construção apontam esse como o principal problema que enfrentam há cinco trimestres – um ano e três meses.

As indústrias extrativas não foram afetadas pelo mesmo problema por tanto tempo, pois também apontaram desafios com a carga tributária no segundo trimestre deste ano.

O levantamento ainda mostra que a elevada carga tributária e a falta ou alto custo de energia apareceram no ranking de principais problemas da pequena indústria neste trimestre. “A questão energética é um ponto de atenção, dado o contexto de crise hídrica atualmente vivido no Brasil”, destaca o relatório técnico.

Desempenho e Faturamento aumentaram no último trimestre
Outros dois indicadores do Panorama tiveram aumento quando comparados ao trimestre anterior. São eles, o Índice de Desempenho, que registrou 48,3 pontos no terceiro trimestre – resultado que está acima do índice médio do segundo trimestre de 2021 (46,5 pontos) e, também, acima da média histórica (43,3 pontos).

E o Índice de Situação Financeira, que ficou em 42,6 pontos, pouco diferente do índice do trimestre anterior (alta de 0,3 ponto). Quando comparado ao mesmo período de 2020, o indicador registrou uma alta um pouco maior, de 0,7 ponto.

A melhora da situação financeira está relacionada às iniciativas que visam facilitar o acesso ao crédito. “O governo federal vem implementando medidas que contribuem positivamente para a melhora da situação financeira. O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), que foi aprovado como política permanente em junho deste ano, e o início da segunda fase do Open Banking são algumas delas”, aponta o Panorama da Pequena Indústria.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.