sábado, 20 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

COMEÇA APLICAÇÃO DAS PROVAS DO SAEB NAS ESCOLAS

Redação - 08/11/2021 16:05 - Atualizado 08/11/2021

Começaram a ser aplicadas, nesta segunda-feira (8), as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), em escolas públicas e privadas, em datas e horários agendados pelas instituições de ensino. Neste ano, cerca de seis milhões de estudantes devem fazer o Saeb 2021, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Nos dias de aplicações, as aulas serão suspensas para as turmas que participarem. Os testes do Saeb devem seguir até o dia 10 de dezembro de 2021. Conforme o Inep, um aplicador do Saeb chegará ao colégio com 30 minutos de antecedência usando máscara de proteção à Covid-19.

Os resultados preliminares estarão disponíveis para diretores das escolas, no sistema on-line do Inep, até 190 dias após a aplicação dos testes. Com os resultados das avaliações, espera-se produzir indicativos de qualidade de ensino (como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb), monitorar resultados de políticas públicas e diagnosticar dificuldades na aprendizagem das disciplinas.

As provas do Saeb 2021 serão aplicadas para todos os estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, de escolas públicas que tenham pelo menos 10 matriculados na etapa de ensino. Serão respondidas questões de Língua Portuguesa e Matemática.

Amostras de crianças do 2º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas também estão selecionadas para responder às provas, fazendo testes de Português e Matemática. Já amostras de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de colégios públicos responderão questões sobre Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

A avaliação inclui, também, amostras de estudantes de escolas particulares de 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, que participarão dos testes de Português e Matemática. No caso dos estudantes do 9º ano, alguns responderão sobre Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.