Após estreia de sucesso no site da Amazon, a jornalista baiana Rayllanna Lima lançou a versão física do livro-reportagem ‘Renascer’ pela Editora Dialética. Na obra, são relatadas histórias de mulheres diagnosticadas com câncer. Uma das personagens superou a doença sete vezes.
Na versão e-book, comercializada pela Amazon, Rayllanna ficou no topo da lista de livros mais vendidos da seção Jornalismo. Com a obra, ela também ganhou o título de Finalista da Expocom Nordeste 2021. Com o pensamento que “pessoas não são e não podem ser apenas estatísticas”, a jornalista mudou o ponto de vista da doença para colocar na vida dos pacientes e investigou o que muda na rotina, nas crenças e no núcleo familiar.
“Quase que anualmente vira destaque a projeção de quantas irão morrer ou quantas serão diagnosticadas com câncer. Mas muito pouco se fala sobre a vida dessas pessoas. A partir de entrevistas com especialistas e pacientes, compartilho no livro conteúdos informativos sobre a doença, as mudanças nas vidas dos pacientes e na família. Também trago técnicas que podem ajudar os pacientes ao longo do tratamento”, disse a autora.
No fim do mês passado, como parte do Outubro Rosa, Rayllanna participou do ‘Papo com elas’, iniciativa da startup Beyond Digital Sports (BDS) com a Packtus Group, realizada no Centro de Convenções de Salvador.
Na ocasião, ela defendeu que empresas ampliem a agenda para discutir e incentivar o diagnóstico precoce. “O Outubro Rosa é uma vez ao ano. E falar uma vez ao ano sobre uma doença que mata todos os dias é muito pouco. O câncer de mama, se descoberto em sua fase inicial, tem cerca de 95% de chance de cura. Chega a ser contraditório que seja esse um dos tipos que mais mata. Precisamos semear esse conhecimento, os avanços e as novas técnicas para tentar transformar informação em diagnóstico precoce”, afirmou a jornalista.
Foto: divulgação