segunda, 14 de abril de 2025
Euro 6.74309 Dólar 5.9154

FERNANDA MONTENEGRO É ELEITA PARA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS

Redação - 04/11/2021 17:50

A atriz Fernanda Montenegro, de 92 anos, foi eleita nesta quinta-feira (4) para a Academia Brasileira de Letras (ABL). Ela recebeu 32 dos 34 votos dos acadêmicos — 2 foram brancos.

Fernanda ocupará a cadeira de número 17. Ela não esteve presencialmente no local, já que, por norma da ABL, candidatos não podem participar da sessão, que teve início às 16h.

“É algo assim, é uma viagem no imaginário, uma viagem no sublime. A minha arte não é imortal. A arte do ator é enquanto ele está ali vivo, presente em carne e osso. Mas, de uma forma poética, vamos dizer que é imortal. Eu fico muito espantada que uma academia que tem como princípio ser imortal, acolher uma atriz que só existe quando está em cena carnificando o personagem”, disse a atriz em entrevista a Malu Gaspar, do Jornal O Globo.

A atriz também destacou a pouca participação de mulheres na academia. “Já não teve nenhuma mulher [na academia]. Isso [mulheres ocupando cadeiras na ABL] não vai parar. Vai chegar uma hora que talvez tenha mais mulheres do que homens. Certamente, a chegada das mulheres vai ter força e será aceito. É do tempo atual, da justiça em torno da existência humana”.

 

Foto: Leo Martins/Agência O Globo

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.