quinta, 25 de abril de 2024
Euro 5.5427 Dólar 5.1922

PALACETE DAS ARTES RECEBE EXPOSIÇÃO DE FOTOS VENCEDORAS DO 8º PRÊMIO PIERRE VERGER

Redação - 03/11/2021 15:55

Situado no bairro da Graça, em Salvador, o Palacete das Artes recebe, a partir desta quinta-feira (4) uma exposição coletiva com as fotografias dos vencedores do 8º Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger. Em cartaz até o dia 30 de janeiro de 2022, a mostra terá visitação gratuita, mediante cumprimento de protocolos sanitários vigentes.

Premiada na categoria Ancestralidade e Representação com o Projeto “Até que voo e pouso se reconheçam asa”, Carolina Krieger (SC) traz no seu ensaio uma reflexão sobre o autoconhecimento como uma possibilidade de potência heróica. Washington da Selva (MG), premiado na categoria Questões Históricas com o ensaio “Lastro”, apresenta uma pesquisa de imagens realizada em arquivos nacionais para rememorar o trabalho de seus familiares agricultores. Ganhador do prêmio Livre Temática e Técnica com o ensaio “Atração Gravitacional”,  Hirosuke Kitamura provoca o pensar sobre as tensões do corpo em ambientes tumultuados. O baiano Diego Sei, Prêmio Residência Artística, traz seu ensaio “Onde a casa começa”, realizado na ilha de Boipeba em comunidades tradicionais das famílias de origem afro-indígenas, buscando defender o reconhecimento e a demarcação do território de pescadores e marisqueiras tradicionais da Ilha de Boipeba.

Além dos premiados, estarão na exposição os artistas fotógrafos Bauer Sá (Corpos, cadeira e luz), Lita Cerqueira (Bahia de Yayá´e Yoyô),  Vanessa Pataxó (Anemãvey Pataxó – Casamento Pataxó). Rodrigo Masina Pinheiro e Ton Zaranza (Não leve flores), Renata Voss Chagas (Prova de Contato), Duo Paisagens Móveis de Maria Vaz e Bárbara Lissa (Quanto tempo dura uma tonelada), Paula Sampaio (Sob a pele ossos da memória), Anna Menezes (Corpos Sedimentados), Uiler Costa  (A cosmologia da maré baixa – Coroas), Adriano Machado (Estudos sobre natureza-morta) e André Lago (Caiporas).

SERVIÇO
O QUÊ
: Exposição 8ª Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger
QUANDO: 4 de novembro de 2021 a 30 de janeiro de 2022, de terça-feira a domingo, das 13h às 17h
ONDE: Palacete das Artes (Graça) – Salvador (BA)
VALOR: Gratuito, mediante comprovação vacinal

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.