A economia começa a mostrar sinais de recuperação, após quase dois anos completos desde o início da pandemia do novo coronavírus. Na Bahia, os segmentos de serviços e turismo acenam com grandes possibilidades para o próximo ano. Na última quinta-feira, 28, a Prefeitura de Salvador lançou um pacote de ações e investimentos para aquecer o setor e garantir geração de emprego e renda. A iniciativa, intitulada Volta por Cima, conta com investimentos de R$ 3,3 bilhões para incentivar a retomada.
Baseada nos eixos biossegurança, promoção dos destinos, capacitação profissional e empresarial e infraestrutura, a Secretaria do Turismo da Bahia também apresentou um plano estratégico para a retomada chamado de “Viva Turismo Bahia”. De acordo com o secretário estadual do Turismo Maurício Bacelar, o clima é de otimismo para que a Bahia possa liderar a atração de turistas no pós-pandemia. “Os indicadores de desempenho de atividades turísticas apontam crescimento na retomada do setor na Bahia, comparando números de antes da pandemia da covid-19 com a situação atual”, comemora.
Já a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) divulgou que a expectativa é de ocupação hoteleira em 100% nos feriados de Finados (2 de novembro) e Proclamação da República (15 de novembro). Para o Natal e Réveillon, a mesma coisa. Alguns hotéis, inclusive, já não dispõem de vagas.
Em relação à movimentação de passageiros nos principais aeroportos baianos, apesar do crescimento nos últimos meses, o número em setembro de 2021 foi 17,2 % menor que no mesmo período de 2019. A exceção foi o aeroporto de Ilhéus, que teve aumento de 48,7%. A expectativa no setor é de crescimento na demanda, por causa da ampliação de voos regulares das empresas aéreas Gol, Latam e Azul, até o final do ano.
O levantamento mostrou também que houve aumento no movimento nos pedágios das estradas que cortam a Bahia. Em setembro de 2021, o índice foi 3,5% maior, em comparação com o mesmo mês de 2019, o que demonstra o fortalecimento do turismo regional.
Uma pesquisa da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, a capital da Bahia, Salvador, é a cidade mais procurada por turistas que pretendem viajar em novembro e dezembro deste ano. O fato da Bahia sediar o Evento Internacional de Turismo, em Setembro de 2022, também tem gerado muita expectativa por gerar ainda mais visibilidade para o setor.