sábado, 07 de setembro de 2024
Euro 6.2147 Dólar 5.6022

GOVERNADOR RUI COSTA SE REÚNE COM O FUNDO MUBADALA, QUE VAI ASSUMIR A REFINARIA DE MATARIPE EM DEZEMBRO

Redação - 27/10/2021 17:00 - Atualizado 27/10/2021

A comitiva do governador Rui  Costa reuniu-se nesta quarta-feira em Abu Dhabi com dirigentes do Fundo Mubadala, o maior fundo dos Emirado Árabes Unidos e um dos maiores do mundo, que comprou a  Refinaria Landulpho Alves (RLAM).

Na reunião o governador ouviu os planos do fundo para a RLAM  e apresentou projetos de infrsestrutura que poderiam ser objeto de investimentos por parte  do fundo, a exemplo da distribuição de gás, energia renovável e serviço de saneamento básico.

“Deixamos um portfólio completo da Bahia, com todas as oportunidades na área industrial, de geração de energia e infraestrutura. Esperamos que essa apresentação resulte em novos investimentos, mais geração de empregos, mais renda, maior volume de exportação dos produtos baianos”, disse o governador.

Em contato anterior com o portal Bahia Econômica, diretores da empresa afirmaram que uma das premissas do empreendimento será o abastecimento regional de derivados de petróleo e que a Acelen pretende maximizar o uso dos ativos da refinaria, investindo em projetos de expansão e modernização.

A futura proprietária da Refinaria Landulpho Alves (RLAM) vai se chamar Acelen e firmou um contrato de aquisição da refinaria com a Petrobrás em março, pelo valor de US$ 1,6 bilhão, e  o processo de compra deverá ser concluído em dezembro quando a empresa vai assumir a gestão, embora a Petrobras permaneça com a operação assistida, segundo informaram diretores da empresa.

Nesta sexta-feira (28), a comitiva baiana retorna a Dubai, onde tem o último dia de encontros da missão internacional que começou em Berlim, na Alemanha, e já passou pelo Cazaquistão, República Tcheca e está sendo finalizada nos Emirados Árabes.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.