segunda, 13 de maio de 2024
Euro 5.5606 Dólar 5.1588

CAETANO VELOSO LAMENTA MORTE DE LETIERES LEITE

Redação - 27/10/2021 17:24

O cantor e compositor Caetano Veloso também usou as redes sociais para compartilhar seu lamento pela perda do maesro Letieres Leite, 61, que morreu nesta quarta-feira (26) de causa ainda não divulgada. “Acabo de receber a notícia inaceitável: Letieres Leite faleceu,”, escreveu no seu instagram.

No texto afetivo, Caetano lembra que o maestro foi formado pela prática nos trios elétricos, autodidatismo, cursos específicos na UFBA e por estudos em Viena, e que há anos “esse portento da música”, há anos à frente da Orkestra Rumpilezz, “aquele deslumbramento de sopros e percussão, e do requintado Quinteto que leva seu nome,”

“Letieres teve diálogo com as mais densas expressões da música brasileira, de Moa do Catendê a Toninho Horta, passando por Hermeto Paschoal, Daniela Mercury e Lulu Santos – além de ter sido, por anos, a base do trabalho de Ivete Sangalo. Arranjou o álbum recente de Bethânia e também o show que o antecedeu. Orquestrou a faixa “Pardo” do Meu Coco. Conversar com ele era ganhar uma aula sobre claves rítmicas e gostos harmônicos. Estou arrasado com a notícia de sua morte. Ele era muito próximo.”

Caetano revelou ainda que foi o maestro quem ensinou seu filho Zeca a surfar, quando ele era menino.

“‘A música baiana, a música brasileira, a música perdeu hoje um dos seus maiores formadores. A vida perdeu um dos seus mais dignos representantes.”

Neste ano, Letieres Leite contribuiu com arranjos para o disco Noturno, novo álbum de Maria Bethania. Antes, ele trabalhou com ela na direção musical do show Claros Breus, que inspirou o disco.

foto: Instagram

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.