domingo, 06 de outubro de 2024
Euro 6.0609 Dólar 5.5199

GOVERNO FEDERAL ASSINA CONTRATO QUE CONCEDE SEIS AEROPORTOS À CCR

Redação - 21/10/2021 08:43

O governo federal, por meio do Ministério de Infraestrutura, e a CCR assinaram o contrato de concessão dos aeroportos de Goiânia (GO), Palmas (TO), São Luís (MA), Imperatriz (MA), Teresina (PI) e Petrolina (PE). A concessionária terá que aplicar R$ 1,8 bilhões nos seis equipamentos. Os ativos foram leiloados em abril, junto com outros 16 aeroportos, divididos em três blocos. O ato de assinatura aconteceu no aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia.

“Esse evento consagra um movimento que começou lá atrás. Hoje assinamos contrato resultante de um leilão histórico, realizado no meio de uma pandemia que colocou o setor de aviação no chão. No Brasil, 91% de nossa frota ficou em solo. A CCR deu demonstração clara do que é acreditar no país”, destacou o secretário-executivo do MInfra, Marcelo Sampaio.

No primeiro momento, a CCR deverá melhorar os padrões operacionais dos terminais, com ações que vão desde reforma de banheiros à oferta de internet gratuita aos viajantes. Depois, nos 36 meses contados a partir da data de eficácia do contrato – depois da transferência dos ativos da Infraero para a concessionária -, a empresa deve realizar os investimentos específicos em cada aeroporto, além de adequar a infraestrutura atual para a prestação do serviço. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil, os seis aeroportos – que formaram o bloco central no leilão – transportaram em 2019 cerca de 7,3 milhões de passageiros. A previsão é que essa movimentação aumente para 9,5 milhões de passageiros no primeiro ano de concessão, chegando a 22,5 milhões nos 30 anos de vigência do contrato.

Foto: assessoria/ Ministério de Infraestrutura

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.