sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

GUEDES PEDE QUE FMI AMPLIE FINANCIAMENTOS A PAÍSES POBRES

Redação - 15/10/2021 09:52

O Fundo Monetário Internacional (FMI) precisa ampliar os financiamentos a países pobres e vulneráveis, disse o ministro da Economia, Paulo Guedes, na última quinta-feira, 15.

Guedes ressaltou durante a plenária do Comitê Monetário e Financeiro Internacional (IMFC), em Washington, a necessidade de novas linhas de financiamentos, com condições acessíveis, a países mais frágeis e ainda não elegíveis aos programas do FMI.

Guedes pediu que as economias avançadas aumentem as contribuições para o Fundo para a Redução da Pobreza e para o Crescimento (PRGT, da sigla em inglês), de modo que possam fornecer empréstimos aos países mais vulneráveis. O ministro também manifestou apoio à criação do Fundo de Resiliência e Sustentabilidade (RST, da sigla em inglês), que financiaria em longo prazo reformas econômicas estruturais em países em desenvolvimento, de baixa renda ou com restrições de mercado.

As principais conclusões da reunião plenária do IMFC foram a necessidade de enfrentar as desigualdades, que aumentaram com a pandemia de covid-19, e de promover a vacinação para conter o avanço da doença. Os membros do comitê comprometeram-se a dar prioridade aos gastos com saúde, à proteção aos mais vulneráveis e ao fornecimento de vacina, produtos de saúde e insumos médicos essenciais aos países em desenvolvimento.

Os países do comitê do FMI concordaram em promover medidas de ajuste de curto prazo para conter o avanço da dívida pública nos países que gastaram mais para combater a pandemia. Segundo os participantes, no entanto, os governos devem pensar em promover, no médio prazo, uma agenda voltada ao crescimento sustentável e à inclusão social.

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.