Com o alto índice de desemprego em todo o Brasil, a prefeitura de Salvador busca, cada vez mais, investir em cursos de capacitação para inserir pessoas no mercado de trabalho e gerar empregos na capital. Com esse intuito, na última quarta-feira, 13, foram entregues 291 certificados aos concluintes da primeira turma dos cursos de capacitação em Excelência em Saúde, do programa Treinar para Empregar.
“Esse programa tem a perspectiva maravilhosa de inserir as pessoas no mercado de trabalho. Estamos buscando atrair novos investidores, mudar a nossa matriz econômica e trazer mais empregos e renda para a cidade, aproveitando a mão de obra local”, explicou a vice-prefeita Ana Paula Matos, que participou da entrega dos certificados.
Os cursos de curta duração foram iniciados no final de julho, nas modalidades presencial e virtual, embasados no conceito de trilhas formativas, com cargas horárias que variam de 20h a 40h. Os participantes foram capacitados em Higienização Hospitalar, Copeiro Hospitalar, Técnicas de Porteiro, Teleatendimento em Serviços de Saúde, Estoque de Mercadorias, Atendimento em Farmácia, Humanização Hospitalar e Aperfeiçoamento em Técnicas de Nutrição e Dietética.
A ação é fruto de uma parceria entre a Semdec e o Senac, e tem como finalidade oferecer conhecimentos e técnicas utilizadas nos ambientes de saúde, aumentando as chances de empregabilidade, principalmente diante da chegada de novos empreendimentos da área em Salvador, a exemplo da rede Mater Dei. O ‘Treinar para Empregar’ busca identificar, nos bairros e comunidades ao redor dos empreendimentos, pessoas com potencial para que sejam capacitadas e inseridas nas oportunidades.