O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, avaliou nesta sexta-feira (8) que as expectativas de inflação devem piorar diante do aumento nos preços dos combustíveis e da crise energética em todo o mundo.
“Quando olhamos para expectativas de inflação, novamente, o Brasil teve um grande salto. Isso provavelmente vai piorar com o anúncio de aumento nos preços da gasolina hoje. Quando se olha para outros países, os preços estão ficando mais altos a cada semana”, afirmou, em evento virtual de um banco de investimentos.
Segundo o G1, a Petrobras anunciou nesta sexta que vai aumentar o preço da gasolina e do gás de cozinha (GLP) para suas distribuidoras a partir deste sábado (9). O salto será de 7,2% para cada produto.
O preço dos combustíveis tem sido o item de maior impacto na alta do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (8), no acumulado em 12 meses a inflação voltou à casa dos dois dígitos e atingiu 10,25%.
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado