O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), afirmou nesta terça-feira (5), não está descartado um novo aumento da tarifa de ônibus em 2022, já que a ação está prevista em contrato com as concessionárias do transporte público de Salvador. O gestor, no entanto, não adiantou qualquer porcentagem. Atualmente, o valor da passagem é de R$ 4,40.
A justificativa é de que o reajuste está “previsto no contrato” e que, mesmo reconhecendo a baixa “qualidade” do serviço diante do preço pago pelos passageiros, o sistema continua com dificuldades de se manter.
“O aumento é anual, está previsto no contrato. É para se discutir a partir do ano que vem, o aumento ficou abaixo da inflação do período, de menos de 5%, só o óleo diesel aumentou 80%, o sistema está desequilibrado. Fato é que a tarifa é alta para serviço que não é de qualidade. Mas, para a Prefeitura, não tem condição de subsidiar transporte público, a prefeitura colocou R$ 216 milhões no transporte público”, declarou o prefeito em coletiva de imprensa, durante a entrega de 70 ônibus com ar condicionado que vão integrar a frota.