A Bahia foi celebrada como uma das grandes potencias que impactaram na luta por representatividade, justiça e direitos da comunidade negra ao longo do ano. O Carnaval de Salvador, a cantora Margareth Menezes e o ator Lázaro Ramos entraram para a lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), a MIPAD (Most Influential People of African Descent),
A folia momesca, aparece como Maiores Carnavais Organizados por Afrodescendente, enquanto Margareth aparece como referencia na música e Lázaro e Taís Araújo como os nomes da TV.
Nas redes sociais, Margareth agradeceu pelo reconhecimento de seu trabalho.
“Alegria, respeito, parceira, união, jornada, gratidão, responsabilidade, vínculo, afeto e ancestralidade são palavras e sentimentos que passam em meu coração no momento que recebo essa notícia maravilhosa, que serve de combustível para seguir! Obrigada a todos vocês que estão junto comigo sempre e que fazem parte da minha história!”, escreveu.
Além da dupla baiana, o ex-BBB Gilberto Nogueira, o Gil do Vigor, apareceu na lista como um dos grandes destaques na área de mídia e cultura. “Eu estou chorando mas não é pouco!!! Vocês não sabem como isso é importante e como eu estava precisando disso. Vocês não tem noção!!! Essa foi a resposta de Deus para minhas orações”.
Durante sua passagem pelo BBB, Gil foi alvo de questionamentos por pessoas de dentro da casa que não enxergavam o economista como negro. Segundo Nego Di, o pernambucano era sujinho.
“Não, pode dizer que é muçulmano, negro não. Ele tem cabelo liso. Teve alguém que disse pra esse cara que ele é preto e ele acreditou. Ele pode ter alguém, um vô, uma vó [negros]. O racismo só sofre quem é da nossa cor, o policial não te para porque tua mãe é negra. Ele é um pouquinho sujinho. Se esfregar bem…”.
Outros nomes que aparecem na lista da MIPAD (Most Influential People of African Descent) são: Erika Hilton (Política e Governo), Christiane Silva Pinto (Negócios e Empreendedorismo), Ad Junior (Mídia e Cultura), Claudia Alves (Mídia e Cultura), Edu Lyra (Ativismo Humanitário e Religioso), Viviane Ferreira (Ativismo Humanitário e Religioso), Taís Araujo e Lázaro Ramos (TV & Filmes), Luciana Barreto (Mídia) e Centro Afro Carioca de Cinema (Agregadores).
Foto: ISO314-Tv-Globo