O prefeito de Salvador, Bruno Reis, entregou, nesta terça-feira (5), 70 ônibus com ar condicionado, que fazem parte dos 169 que chegarão à capital baiana ainda em 2021, uma promessa ainda do ex-prefeito ACM Neto.
Na ocasião, o gestor fez comparações com o valor do investimento na frota. “A Prefeitura não tem condições de subsidiar o transporte público, mas investimos R$ 206 milhões de 2020 a 2021. Dava para construir dois centros de convenções desse, dois novos hospitais”, disse o prefeito na coletiva de imprensa, no evento que contou com a presença do secretário de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller.
Crise do transporte
Desde o início do seu mandato, o chefe do Executivo municipal relata a crise enfrentada no setor, com diminuição de usuários nos últimos anos e aumento no custo do combustível, que impacta no lucro das empresas de transporte. O agravamento da situação resultou na suspensão do programa “Domingo é Meia”, que garantia meia-passagem para qualquer pessoa aos domingos.
“Constatação só esse ano no Brasil tiverem mais de 300 movimentos de paralisação por falta ou dificuldade por receber reajustes ou salários. Muitas cidades nao deram reajuste. Está em crise por diversas razões. Em linhas gerais, o diesel aumentou 80%. Os insumos que compõem manutenção dos veiculos aumentaram de forma exponencial. Por outro lado, o que ocorreu? Uma queda significativa da queda de passageiros transportados”, descreveu.