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ABRASCE APONTA EXPANSÃO DE SEGMENTOS NO 2° TRIMESTRE DE 2021

Redação - 23/09/2021 14:15

De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), 969 marcas inauguraram novas lojas no segundo trimestre deste ano, ficando atrás apenas do registrado no quatro trimestre de 2020, quando 1.297 marcas anunciaram inaugurações impulsionadas pela Black Friday e pelo Natal. Em comparação com os três primeiros meses de 2021 – que contou com 577 marcas com novas lojas inauguradas em centros de compras -, a expansão foi de 68% no segundo trimestre.

No período, os segmentos que mais se destacaram em termos de expansão foram: alimentação e bebidas que reuniu 25% das marcas, seguido por vestuário (15%), calçados (6%), serviços estéticos (5%) e perfumaria e cosméticos (5%). Entre as marcas que mais inauguraram novas unidades no segundo trimestre deste ano estão: Vivara/Life Vivara (Relojoaria e Joalheria); C&A (Vestuário/Telefonia e Acessórios/Artigos do Lar, Decoração e Presentes); e Fábrica di Chocolate (Alimentação e Bebidas).

No 2º trimestre de 2021, o nível de vendas dos shoppings permaneceu estável ante o 1º trimestre do ano (-2%). Em relação ao mesmo período de 2020, o aumento observado foi de 180%, o que reflete a baixa base de comparação do ano passado em função das restrições impostas pela pandemia. Ao comparar o nível de vendas do 2T21 com o mesmo período de 2019, observa-se que os shoppings continuam apresentando uma recuperação gradual. Em junho de 2021, o resultado ficou 13,2% abaixo do registrado há dois anos, sendo que em maio a queda havia sido de 22,1% e, em abril, de 23,4%.

Para o presidente da Abrasce, Glauco Humai, uma conjunção de fatores contribuiu positivamente para esse movimento. “O avanço da vacinação, a melhoria do quadro pandêmico, a retomada da atividade econômica e o retorno da totalidade dos shoppings em funcionamento são fatores que ajudaram a resgatar o otimismo dos empreendedores”, afirma o executivo, que sinaliza, ainda, que o setor segue resiliente e com ocupação de 95% nos empreendimentos.

Foto: divulgação

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