segunda, 25 de novembro de 2024
Euro 6.1087 Dólar 5.8319

GOVERNO DA BAHIA PODE EXIGIR PASSAPORTE DE VACINAÇÃO PARA O CARNAVAL

Redação - 22/09/2021 12:24 - Atualizado 22/09/2021
Foto: Arquivo/ Correio

O Governo do Estado está pensando em exigir comprovante de vacinação contra Covid-19 durante o carnaval. A informação foi dada pela secretária interina da Sesab, Tereza paim, nesta quarta-feira (22).

“As pessoas, principalmente no Carnaval, os ambulantes, trabalham e às vezes têm o recurso do ano inteiro, é a sobrevivência dessas pessoas. É isso que a gente tem que garantir e proporcionar […] A reposta pode ser sim [para a apresentação da carteira de vacinação], de uma forma organizada. O Carnaval, na teoria, é festa que teria tudo para dar errado, mas ela dá muito certo […] O passaporte pode dar o direito das pessoas estarem mais livres”, comentou.

No programa Papo Correria do dia 24 de agosto, o governador Rui Costa informou que encaminharia um projeto de lei à Assembléia Legislativa da Bahia para garantir que apenas pessoas vacinadas com as duas doses possam frequentar os estádios, quando esses espaços puderem receber o público.

A secretária disse também que o estado trabalha agora para ter algum tipo de passaporte, além do aplicativo que é disponibilizado pelo SUS, onde cada um pode consultar seu status vacinal. “O MS tem o ConecteSUS, é um app, você que se vacinou pode baixar e tem o seu passaporte. Todas as pessoas têm que ter acesso. Aqui na Bahia, estamos promovendo com Turismo, Seplan, Educação e Saúde, no sentido de criar ou possibilitar algum tipo de passaporte”, disse.

Tereza lembrou que a exigência de vacinação é rotineira para várias situações, mesmo antes da covid. “Assim como a mãe usa a caderneta de vacinação para escola, Bolsa Família, para todas políticas de saúde, é a mesma coisa. Cada um de nós tem sua caderneta de vacinação. Para além disso, tem o passaporte sim e a gente vai criar aqui na Bahia algo que seja bem específico, para que as pessoas provem que foram vacinadas e aí elas vão diminuir possibilidade de passar a doença para outras pessoas”.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.