O primeiro caso confirmado de contaminação por variante delta do novo coronavírus, em Vitória da Conquista, é de uma mulher de 39 anos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), seis meses antes ela já havia tomado duas doses de Coronovac e, posteriormente, viajou ao estado do Espírito Santo, tendo retornado no dia 14 de agosto de 2021, assintomática, e fazendo uso de máscara corretamente, conforme suas declarações.
Ainda de acordo com a SMS, nas primeiras 48 horas após o retorno da viagem, a mulher teve obstrução nasal, febre, tosse e calafrios, mas permaneceu em isolamento domiciliar. No dia 19 de agosto, cinco dias após chegar de viagem, realizou exame laboratorial.
Como a paciente já tinha sido diagnosticada com Covid-19 em 2020, o novo resultado do exame, que deu positivo, foi submetido ao sequenciamento genético da amostra e identificada a variante Delta, conforme resultado enviado à Coordenação da Vigilância Epidemiológica da SMS ontem (17), às 11h49.
Em investigação clínica e epidemiológica, realizada pela SMS, a paciente foi monitorada desde o início dos sintomas, sendo observada a evolução benigna da doença e hoje ela se encontra recuperada. Um familiar com quem a paciente teve contato também apresentou resultado positivo para Covid-19 e se manteve em isolamento domiciliar por 10-14 dias do início dos sintomas.
A SMS ainda informou que não registrou nenhum novo caso de Covid-19 na cidade. E o total permanece em 34.927. Destes 34.262 estão recuperados, 617 evoluíram para óbito e 48 estão em recuperação, dos quais nove estão internados e 39 estão em tratamento domiciliar. Outros 399 casos suspeitos aguardam classificação final. No domingo (19), a SMS registrou um óbito, ocorrido no sábado (18). O 617º óbito ocorreu após sete dias sem registro de mortes. A vítima foi uma mulher de 90 anos, moradora do bairro Kadija que tinha hipertensão arterial e doença respiratória crônica. Foi internada no dia 15 de setembro no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) e faleceu no sábado.
Foto: Pilar Olivares/Reuters