A CoronaVac é a vacina contra a Covid-19 mais aplicada do mundo na pandemia, de acordo com um levantamento da Federação Internacional de Fabricantes e Associações Farmacêuticas (IFPMA), que representa a indústria farmacêutica na OMS. A informação é da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo.
Segundo o colunista, a vacina representa um total de 24% da produção total de imunizantes contra a Covid-19, com 1,8 bilhão de doses. Em seguida, aparecem empatadas as vacinas da farmacêutica chinesa Sinopharm e da Pfizer: 1,65 bilhão de doses, o que significa 22% do total cada. O imunizante da AstraZeneca/Oxford já teve 1,2 bilhão de doses aplicadas (16% do total) e da Moderna 450 milhões de doses (6% do total).
Essas cinco vacinas respondem por 95% do volume total de doses já aplicadas no mundo. A CoronaVac é ou já foi aplicada em 32 países: Brasil, Chile, Uruguai, Turquia, Tailândia, Malásia, China, México, Colômbia, República Dominicana, Equador, Camboja, Albânia, Armênia, Azerbaijão,Bangladesh,Benin,El Salvador, Georgia, Hong Kong, Indonésia, Cazaquistão, Laos, Nepal, Paquistão,Filipinas, Timor-Leste, Togo, Tunísia, Ucrânia, Tanzânia e Zimbábue.
Foto: Amanda Perobelli/ Reuters