domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

BRUNO REIS PREVÊ “TODOS VACINADOS” ATÉ DIA 30 DE NOVEMBRO E CRITICA MINISTÉRIO DA SAÚDE POR SUSPENDER VACINAÇÃO DE ADOLESCENTES; ACOMPANHE

Redação - 17/09/2021 10:29 - Atualizado 17/09/2021

Em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (17), o prefeito Bruno Reis (DEM) anunciou que deve fechar novos leitos Covid-19 na capital baiana. O gestor atrelou o fechamento à queda dos números de internados e também da regulação.
“Não dá pra dizer uma data específica, mas hoje amanhecemos com 26% de ocupação das UTIs. Todo dia amanhecemos com a fila da regulação zerada. Esse foi o principal critério que o prefeito utilizou. Teve um momento que esse número chegou a 240. Se chegarmos no final de setembro como estamos hoje, vamos desmobilizar mais leitos”, afirmou.

Ainda em entrevista, Reis criticou a suspensão da vacina para adolescentes, em recomendação feita pelo Ministério da Saúde, mas disse que precisa seguir recomendação da pasta.

“O Ministério da Saúde recomendou a suspensão da vacinacao dos adolescentes. Eu considero uma decisão equivocada. Mas vocês sabem, o prefeito cumpriu todas as decisões tanto pra vacinar quanto pra não vacinar. Eu não ia manter uma vacinação sem a segurança e o respaldo legal para a população. Tudo isso contribui para gerar mais instabilidade. Essa decisão precisa ser previamente comunicada. O que estamos vendo hoje é que o Ministério da Saúde toma uma decisão e a Anvisa e os outros órgãos são contra essa decisão. Mas o Ministério da Saúde tomou essa decisão de forma isolada. Não restava outra alternativa a não ser suspender”, diz.

Bruno diz que prefeitura aguarda decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para decidir o que fazer. “A prefeitura acredita que devemos seguir vacinando o público de 12 anos. O Ministério da Saúde argumentou que a prioridade deveriam ser as dses de reforço e eu concordo. Só que aqui em Salvador temos condições de seguir com os dois públicos. Uma coisa que eu nunca admiti aqui foi ficar com dose parada. Chegou, eu aplicava. Eu sempre disse que quanto mais rápido gente vacinar, mais rápido a gente vence essa guerra”, afirmou.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.