terça, 02 de julho de 2024
Euro 6.0887 Dólar 5.68

UPB CRITICA CANCELAMENTO DO CENSO E DIZ QUE MUNICIPIOS VÃO PERDER RECURSOS

Redação - 16/09/2021 14:50

Por: João Paulo Almeida 

Em entrevista ao Portal Bahia Econômica, o Presidente da UPB e Prefeito de Jequié, Zé Coca criticou a decisão do governo federal de cancelar a realização do Censo Demográfico. Segundo o Prefeito a medida pode trazer redução de caixa aos municípios que necessitam da contagem populacional atualizada para definir seus parâmetros de recursos.

“A contagem do número de habitantes é parâmetro para a definição dos coeficientes de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal fonte de custeio de 80% das cidades baianas, e critério para transferências de recursos em diversos programas federais. Sem a realização do censo populacional há uma década, a UPB se preocupa se as estimativas dão o real retrato do crescimento dos municípios. A entidade acredita que a elaboração de políticas públicas fica comprometida sem um diagnóstico mais preciso que só o censo possibilita”, explicou.

Sobre a inauguração da reforma e ampliação do seu setor de engenharia e arquitetura, Cocá explicou que “ a UPB necessitou de uma engenharia mais rápida que atendesse um número maior de municípios.  O setor de Engenharia ainda era de fato um pouco tímido, acanhado, então a nossa intenção foi melhorar e ampliar para ter um setor de engenharia para melhor atender os 417 municípios da Bahia. Vamos conseguir dobrar o nosso quadro nesse novo espaço para os nossos engenheiros e arquitetos. Estamos fazendo agora junto ao nosso novo site, uma área para acesso dos gestores a projetos padrões. Vamos revolucionar o setor de engenharia da UPB. A intenção é essa, chegarmos a todos os municípios da Bahia e claro, preferencialmente, nos pequenos municípios que hoje não tem estrutura de pagar a escritórios grandes projetos de engenharia”, disse.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.