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TECNOLOGIA LOGÍSTICA FAZ COM QUE EMPREENDEDORES DO NORTE E NORDESTE ECONOMIZEM ATÉ 300% DE FRETE NO E-COMMERCE

Redação - 14/09/2021 10:00 - Atualizado 14/09/2021

A pandemia da Covid-19 fez com que as vendas online crescessem ainda mais. Pesquisa do Paypal, atesta que o número de lojas virtuais saltou de 930 mil em agosto de 2019 para 1,3 milhão no mesmo mês de 2020. Destas, quase metade são pequenos negócios. Mas, um eixo desta nova forma de vender ainda causa temor aos empreendedores que utilizam o e-commerce: a entrega!

Levando em consideração a dimensão continental do Brasil, o envio dos produtos ainda é motivo de dor de cabeça para alguns empresários. Com grande número de consumidores no Sudeste do país, pequenos e médios empreendedores do Norte e Nordeste acabam gastando mais com o frete.

O empresário Romildo Júnior, de Recife/PE, viu nas belezas naturais de sua cidade inspiração para sua loja online: “Estávamos querendo iniciar um negócio de moda e como estamos no Nordeste, pensamos em algo relacionado a praia”. A venda de shorts estampados começou na própria casa do empreendedor, mas o valor da entrega para outros estados não chamava atenção dos clientes: “O frete para o Sul e Sudeste não era muito chamativo, algumas vezes acabávamos dividindo esse frete com o cliente, aumentando o prazo e deixando a entrega mais longa”.

Com o serviço de fulfillment, o valor do frete diminuiu quase 300%

Foi então que Romildo descobriu a tecnologia de fulfillment da Soulog. Que basicamente, armazena os produtos em São Paulo e cuida de toda logística. “Somos a mão na massa de quem quer vender pela internet, o off-line do dia a dia, receber, conferir, armazenar, separar o pedido, embalar, e deixar o produto prontinho para o seu cliente final”, explica Edilene Loiola, CEO da SoulogFulfillment.

Para Júnior, a economia fez total diferença no negócio: “Como nosso maior volume de venda é maior no Sudeste, conseguimos reduzir bastante o valor do frete para o cliente. Por exemplo, saindo de Recife para São Paulo, o cliente pagava em média R$30,00 com prazo de 10 dias para entregar. Hoje, o cliente paga R$11,00 e recebe com 1 ou 2 dias. Com isso, conseguimos aumentar o volume de vendas e atender os clientes que deixamo presente nas datas sazonaispara a última hora”, comemora o empresário de Recife.

Levando em consideração que cerca de 60% doe-commerce acabafalindo antes de completar um ano de vida, a Soulog vê no serviço de fulfillment uma forma de solucionar obstáculos relacionados a logística do e-commerce. Outra vantagem é aumentar o poder de concorrência dos pequenos e médios lojistas: “Quando o pequeno vem para um armazém logístico em São Paulo, ele sana praticamente duas dores que impedem o seu crescimento: A primeira é o prazo mais longo de fretes partindo do Nordeste, fazendo com que o cliente desista da compra. E a segunda é o custo. Geralmente o pequeno empreendedor não tem um alto volume de vendas para ter acesso a tabelas mais competitivas ao fechar parcerias para entrega”, destaca Jeff Duarte, co-founder da SoulogFulfillment.

 

 

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