sábado, 20 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

ILÊ AIYÊ FAZ LIVE EM HOMENAGEM A MÃE HILDA

Redação - 14/09/2021 15:14

O Ilê Aiyê promove, no dia 26 de setembro, uma live comemorativa pela Semana da Mãe Preta, realizada desde 1978 em homenagem a Mãe Hilda, sacerdotisa do candomblé e por muitos anos dirigente espiritual da instituição.

O evento acontece a partir das 17h, na Senzala do Barro Preto, sede do bloco, com transmissão ao vivo, no Youtube. A live, que integra a programação do projeto “Ilê Aiyê – Que Bloco é Esse?”, terá a participação da cantora Graça Onasilê, além dos vocalistas da Band’Aiyê Iana Marucha e Jauncy Ojum Bará.

A apresentação será composta por cinco blocos musicais: o primeiro, com canções que têm “África” como tema; o segundo é dedicado às lutas de resistência negra no Brasil, Guerra dos Palmares, Revolta dos Búzios e Revolta dos Malês; o terceiro vem com repertório em reverência a Mãe Hilda; o quarto homenageia as mulheres negras; e o último traz os “clássicos” como mote.

“A Semana da Mãe Preta é comemorada anualmente no mês de setembro e celebra a vida de Mãe Hilda e das mulheres negras baianas. É uma atividade de resgate e valorização do papel feminino no processo civilizatório brasileiro, que sempre integrou o calendário do ano letivo das escolas do Ilê”, comenta o presidente do bloco, Antônio Carlos Vovô.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.