Em sessão especial marcada para esta terça (14), a Câmara Municipal de Salvador irá celebrar o Dia do outdoor, que transcorreu no dia 31 de agosto. A atividade também renderá homenagem in memoriam a Evaristo Fernandes, que em vida colaborou com algumas empresas de outdoor. Ele será representado por familiares.
O Dia do Outdoor foi instituído em 2009, através de projeto de Lei da Câmara Municipal de Salvador. A iniciativa de Salvador tem relação com a relação histórica do veículo com o meio ambiente. Foi a primeira cidade brasileira a regulamentar o outdoor, ainda na década de 1970, levando em conta a exibição das placas, em espaços amplo e no número máximo de três por ponto, para evitar a poluição visual.
Na sessão de hoje, representantes receberão um troféu no formato de uma tabuleta de outdoor, criado pelo artista plástico Alessandro Teixeira, cuja obra é marcada pelas referências do Mar de Salvador e sua relação com as religiões e festas tradicionais populares que marcam a expressão cultural da Bahia.
Na mesma sessão também serão homenageados o governo do Estado e a prefeitura de Salvador, além da própria Câmara Municipal e a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), pelo apoio institucional às campanhas do executivo contra o Covid-19.