sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1615

BC COMEÇA A RECEBER DEPÓSITOS DE BANCOS NA SEGUNDA (13)

Redação - 11/09/2021 08:40 - Atualizado 11/09/2021

O Banco Central (BC) informou nesta sexta-feira (10) que começará a receber, a partir de segunda-feira (13), depósitos voluntários remunerados de instituições financeiras. A lei que permitiu o recebimento foi sancionada em julho, após aprovação do Congresso, e regulamentada e testada em agosto.

Os depósitos voluntários remunerados são uma nova ferramenta para o Banco Central controlar a quantidade de dinheiro em circulação, retirando o excesso de recursos do mercado para que a taxa de juros das operações entre os bancos fique próxima à taxa básica de juros da economia – a Selic, definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom).

Segundo informações do G1, com a mudança, as instituições financeiras poderão guardar voluntariamente dinheiro no Banco Central em troca de uma remuneração. Essa remuneração será definida pela autoridade monetária no momento da oferta, mas ficará próxima da Selic efetiva do dia. Antes da nova regra, os bancos já mantinham “contas de reservas bancárias” junto ao BC – que funcionavam como depósitos voluntários, mas não rendiam contrapartida financeira às instituições.

Para recolher os depósitos voluntários, o Banco Central vai fazer leilões e abrir “janelas de negociação” com as instituições financeiras durante o dia. No caso das “janelas de negociação”, as instituições podem informar quanto querem depositar e o Banco Central informará qual a taxa de remuneração. “O BC divulgará, diariamente, em sua página na internet e no portal do Selic, o valor financeiro total dos depósitos voluntários constituídos, bem como a taxa de remuneração e o prazo para o instrumento”, informou a autarquia.

 

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.