quinta, 18 de abril de 2024
Euro 5.6247 Dólar 5.2514

ANALISTAS CRITICAM PEC DE PARCELAMENTO DE PRECATÓRIOS

Redação - 09/09/2021 16:00 - Atualizado 09/09/2021

Economistas e juristas que participaram de audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta quinta-feira (9) criticaram a proposta do governo federal de parcelar os precatórios.

Apresentada em agosto, a proposta da área econômica é que os valores acima de R$ 66 milhões: poderão ser pagos em dez parcelas, sendo 15% à vista e o restante em parcelas anuais; e que outros precatórios poderão ser parcelados se a soma total for superior a 2,6% da receita corrente líquida da União. O objetivo é abrir espaço para ampliar o Bolsa Família.

Segundo informações do G1, além disso, o governo também propôs a criação de um fundo de liquidação de passivos da União, com a venda de imóveis do governo, a alienação de participação societária (privatização, por exemplo) e o recebimento de dividendos de empresas estatais, para antecipar o pagamento dos precatórios.

Outra proposta é a mudança do indexador dos precatórios devidos pela União, que passariam a ser corrigidos pela taxa básica de juros, de modo que os credores receberiam menos quando comparação com a regra atual (IPCA mais os juros da poupança). Também foi sugerida alteração na regra de ouro (que impede que o governo se endivide para pagar despesas correntes, como salários, aposentadorias).

 

Foto: Getty Images

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.