A Prefeitura de Nova Redenção está há 60 dias sem registrar um caso de covid-19, segundo a secretária de Saúde Raquel Meyre. “São dois meses de trabalho duro para evitar contaminação”, diz. Em toda a Bahia, são 54 municípios que só tiveram casos da doença há 15 dias ou mais, de acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Isso equivale a 13% das cidades baianas. E mais, 196 cidades da Bahia (47%) não registraram mortes por covid em agosto.
Nova Redenção, no Centro-Sul baiano e com cerca de 9 mil habitantes, é um exemplo disso. Por lá, apenas quem tem sintomas ou procura assistência médica faz o teste para detecção da doença. “Não tem sentido testar alguém que não tenha sintomas, que não procure o pronto-atendimento”, explica a secretária. Dos exames que são realizados, ela garante, não tem aparecido resultados positivos.
Já em tacaré, localizado no sul da Bahia e com 29 mil habitantes, é uma das cidades que aparecem há mais de 15 dias sem casos de covid, segundo o boletim estadual. A prefeitura contesta. “A gente estava sem registrar, mas no último boletim semanal, divulgado na sexta-feira (3), tivemos um caso registrado, infelizmente. É uma pessoa da cidade. Está bem, sendo acompanhada e com sintomas leves. Não há casos de internamento”, disse a assessoria de comunicação da gestão.
Em Mutuípe, no centro-sul baiano e com 22 mil habitantes, aparece há 16 dias sem registrar casos para a Sesab, mas os moradores contestam. “Teve uma senhora que morreu de covid recentemente e só ficaram sabendo qual foi a causa depois do enterro”, disse uma cidadã, que não quis ser identificada.
Segundo a Sesab, a cidade de Nova Itarana tem 44 dias que não registra um caso da doença. O professor municipal Miguel José da Silva, 51 anos, diz que a comunidade aderiu às medidas de segurança. “Com exceção da juventude, percebo a maioria das pessoas com máscara e mantendo meios de higiene. Também somos bem conscientes quanto a vacinação. Tem um grupo de agentes comunitários que, mesmo se a pessoa quisesse esquecer de tomar, ela não iria conseguir, pois o agente vai na porta, manda mensagem e diz que está na hora”, afirma.
Já em Sítio do Quinto, o prefeito Jair Santos (PSD) considera a vacina como o primeiro fator que contribuiu para a realidade da cidade, mas ele aponta outras razões. “Tem um trabalho firme da equipe da Secretaria de Saúde na conscientização e respeito das orientações dos órgãos competentes. Há também a atuação da equipe de vigilância em saúde e o apoio da Polícia Militar no cumprimento dos decretos”, relata.
Lista das cidades que não registram casos há 15 dias ou mais, segundo a Sesab:
Nova Itarana – 44 dias
Catolândia – 39 dias
Lajedinho – 38 dias
Itaquara – 36 dias
Planaltino – 36 dias
Barro Alto – 34 dias
Brejolândia – 33 dias
Ipupiara – 31 dias
Caturama – 30 dias
Itacaré – 30 dias
Santa Cruz da Vitória – 30 dias
Santa Inês – 29 dias
Teolândia – 28 dias
Wagner – 26 dias
Piripá – 26 dias
Teodoro Sampaio – 25 dias
Caldeirão Grande – 25 dias
Chorrochó – 23 dias
Firmino Alves – 23 dias
Serra Preta – 22 dias
Nova Redenção – 22 dias
Salinas da Margarida – 22 dias
Coronel João Sá – 22 dias
Sítio do Quinto – 22 dias
Mirangaba – 21 dias
Dom Macedo Costa – 21 dias
Jandaíra – 21 dias
Ouriçangas – 21 dias
Potiraguá – 21 dias
Anguera – 20 dias
Muniz Ferreira – 19 dias
São José do Jacuípe – 18 dias
Jaguaripe – 18 dias
Macureré – 18 dias
Maiqunique – 18 dias
Igaporã – 18 dias
Rio do Pires – 18 dias
Contendas do Sincorá – 18 dias
Uruçuca – 18 dias
Souto Soares – 17 dias
Marcionílio Souza – 17 dias
Varzéa do Poço – 17 dias
Ibirapuã – 17 dias
Itagimirim – 17 dias
Pedro Alexandre – 17 dias
Utinga – 16 dias
Mutuípe – 16 dias
Itanagra – 16 dias
Arataca – 16 dias
Itaeté – 15 dias
Canarana – 15 dias
Umburanas – 15 dias
Presidente Jânio Quadros – 15 dias
Almadina – 15 dias