quinta, 25 de abril de 2024
Euro 5.5402 Dólar 5.1615

HUCK DIZ QUE FICOU EM CHOQUE AO DESCOBRIR QUE IRMÃO É GAY

Redação - 02/09/2021 16:09

Luciano Huck revelou em seu livro recém-lançado “De porta em porta”, que foi escrito durante a pandemia, que ele foi o primeiro a saber que o irmão Fernando Grostein, de 40 anos, é gay. No texto, o global conta que a notícia foi dada pelo próprio irmão em 1999, e que o deixou em “choque”.

“Quando Fernando, aos 20 anos, marcou sua posição e falou, ‘olha, eu sou gay’, essa é minha vida, isso não é uma escolha, esse é o meu ser, é como eu sou’, eu disse: ‘o.k.’. Mas, num primeiro momento, tive um certo choque – por razões que têm a ver com a forma obtusa, estúpida e quase desumana como o mundo dita as regras de comportamento, mas também porque você quer que a vida da pessoa que ama seja uma estrada asfaltada, sem buracos e pouco sinuosa. (…) No mundo em que vivemos, (…) embora isso esteja mudando, assumir-se gay ainda significa, infelizmente, enfrentar uma dose pesadas de preconceito”, admite o novo apresentador do “Domingão” no livro.

No relato, Luciano também admite que tinha preconceitos: “A ‘libertação’ começou naquele dia em que Fernando me mostrou que não éramos nem tão parecidos nem tão próximos quanto eu imaginava. (…). Hoje, vejo o quanto os anos e anos em que fui submetido a uma espécie de pós-graduação machista – que assolou e assola minha geração e muitas outras – me tonaram incapaz de enxergar os preconceitos que pensei, disse e fiz, e, pior ainda, as coisas importantes que deixei de pensar, dizer e fazer. (…) Hoje sei que também tive medo de enfrentar meus próprios preconceitos”.

“Dada a toda carga de referências machistas e homofóbicas que a sociedade brasileira me entregara – e o preconceito e o sofrimento que imaginei que isso traria para o Fernando e para a minha família – minha primeira sensação foi, de fato, a de perder o chão. Começa ali um embate entre tudo o que tinha entranhado em mim, fruto daquilo que hoje é chamado de machismo estrutural, e minha tentativa de tentar compreender e processar as novas informações e formar uma nova consciência”, explica.

Ainda no livro, o irmão de Huck narra o momento que falou sobre sua sexualidade pela primeira para a família: “Luciano perdeu o chão, mas o seu instinto imediato foi de acolhimento. Proteção. Lembro que a primeira coisa que ele fez foi me dar a mão, me abraçar e dizer que estávamos juntos. Eu estava buscando aceitação”.

Foto: Instagram

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.