Soteropolitanos e turistas que visitam a capital baiana devem evitar frequentar as praias que se estendem do Rio Vermelho à Barra, a partir desta terça-feira (31). O alerta foi emitido pela Embasa por conta de uma manutenção que será realizada na estação do Lucaia.
De acordo com a empresa, a estação de condicionamento prévio (ECP) do Lucaia vai parar, entre a noite desta segunda-feira (30) e a madrugada desta terça (31), para possibilitar o reparo de uma tubulação por onde passa o efluente que é bombeado para o emissário submarino do Rio Vermelho.
Ainda segundo a Embasa, os técnicos identificaram que essa tubulação sofreu desgaste por mais de 25 anos de uso e precisa ter um trecho substituído. O serviço terá duração de 12 horas, iniciando às 19h e terminando às 5h do dia 31.
A orientação dada, a título de prevenção de risco, é que as pessoas evitem frequentar as praias desta faixa por, pelo menos, 72 horas, tempo suficiente para a dissipação do impacto verificado a partir da avaliação dos resultados obtidos no monitoramento realizado pelo Laboratório Central da Embasa entre os dias 31 de agosto e 01 de setembro.
Técnicos da Embasa já procedem com coletas de água do mar, na costa e em pontos desta faixa de praias, desde o período do último evento ocorrido em 09 de agosto, cuja coleta foi intensificada em 26 de julho, e vão continuar o trabalho de coleta e análise laboratorial até a sexta-feira (3). Os resultados serão entregues ao Inema e servirão de base para empresa compreender a dimensão do impacto gerado pela parada temporária da Estação do Lucaia nesta faixa de praias.