sábado, 20 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

PREFEITURA CONTRATA EMPRESA PARA FAZER CENSO DAS BAIANAS DE ACARAJÉ

Redação - 20/08/2021 16:26 - Atualizado 20/08/2021

A prefeitura de Salvador vai realizar um censo socioeconômico para levantar informações sobre as baianas de acarajé que trabalham na capital e nas ilhas soteropolitanas.

Segundo o secretário municipal de Cultura e Turismo, Fábio Mota, a prefeitura está realizando um trabalho de mapeamento e conhecimento do quantitativo e realidades dessas baianas, para posteriormente executar as ações. O trabalho visa descobrir quais “as dificuldades e necessidades a fim de melhorar seus pontos de venda em logradouros públicos, garantindo maiores ganhos financeiros, contribuindo, ainda, com a melhoria da imagem do turismo de Salvador”.

Representante da categoria, a Associação Nacional das Baianas de Aracajé (ABAM) chegou a lançar, em agosto do ano passado. uma campanha virtual para arrecadar doações e ajudar financeiramente algumas trabalhadoras. Na época, a presidente da associação afirmou que 35% das baianas não estavam trabalhando. Foram prejudicadas pela pandemia.

O censo integra o Plano de Desenvolvimento do Turismo Étnico Afro de Salvador e deve nortear ações do município para esse segmento, incluindo pequenos reparos e intervenções necessárias nos pontos de venda.

“Para a implementação do plano serão investidos R$ 14,9 milhões provenientes de recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Prodetur”.

Além das baianas de acarajé, o Plano de Desenvolvimento do Turismo Étnico-Afro de Salvador inclui outros segmentos, como capoeiristas, artistas, músicos, trançadeiras, turbanteiras, representantes de blocos afros, de terreiros de religiões de matriz afrobrasileira, igreja católica e empresários.

 

 

 

 

foto reprodução

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.