quinta, 18 de abril de 2024
Euro 5.6247 Dólar 5.2787

IBOVESPA FECHA EM ALTA APÓS TRÊS QUEDAS

Redação - 19/08/2021 18:13

Após três pregões consecutivos de queda, o Ibovespa subiu nesta quinta-feira, 19, acompanhando o movimento do exterior com as altas no setor de tecnologia. O principal índice da B3 subiu 0,45%, fechando o pregão aos 117.164 pontos. Na semana, o Ibovespa ainda acumula queda de 3,32%.

“Dada a estabilidade do juro futuro, o índice passou por uma correção das recentes quedas, levando investidores às chamadas ‘compras de oportunidade’, que impulsionaram o Ibovespa”, explica Larissa Quaresma, analista da Empiricus.

Mais cedo, a aversão ao risco tomava conta dos mercados, após a ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed) indicar maior apoio à redução de estímulos. Divulgada na última tarde, a ata do Fed revelou grandes discussões sobre o início da retirada dos estímulos de 120 bilhões de dólares mensais, com a antecipação desse movimento ganhando apoio. Ainda assim, seus membros seguem divididos sobre quando começar o processo conhecido como “tapering”.

Para 60% dos membros do Fed, o início da retirada de estímulos deveria ficar para o começo do ano que vem, em janeiro, enquanto o restante quer uma redução dos estímulos ainda neste ano. Outra parte, acredita que se a medida não for antecipada poderá “contribuir para um aumento do risco para o sistema financeiro”. No país, a inflação acumulada de 12 meses já supera 5%.

As preocupações são de que a retirada de estímulos afete ainda mais a recuperação econômica. Com sinais de desaceleração na China e com perspectivas de redução de estímulos por parte do Fed, o minério de ferro despencou 12% em Singapura e 7% em Dalian nesta madrugada. O cenário também pressiona a cotação do petróleo Brent, que caiu 1,96% e atingiu, mais cedo, sua menor cotação desde maio.

Foto: Ilustrativa

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.