sábado, 05 de outubro de 2024
Euro 6.0609 Dólar 5.5199

WAGNER TERÁ QUE RECUPERAR ELEITORADO JOVEM

Redação - 18/08/2021 07:53

O levantamento mais recente do Instituto Paraná Pesquisas mostra que é o eleitorado mais jovem que resiste à candidatura do senador Jaques Wagner (PT) ao governo da Bahia. Segundo a pesquisa foi divulgada na semana passada (veja aqui), a maioria das pessoas entre 16 e 24 prefere que o ex-prefeito soteropolitano ACM Neto (DEM) seja o próximo chefe do Palácio de Ondina.

Se a eleição fosse hoje, Wagner teria 19,6% dos votos deste público, conforme o levantamento. É o pior das cinco categorias definidas pelo instituto (16/24, 25/34, 35/44, 45/59 e 60 anos ou mais). Entre o mesmo público, Neto tem 58,1% das intenções dos sufrágios. A análise mostra que quanto mais jovem maior a tendência de votar no postulante o democrata. Já, no caso de Wagner, é o oposto. A melhor performance dele é justamente entre os eleitores com 60 anos ou mais. De acordo com o levantamento, o petista tem 28,7% das intenções de votos neste segmento. Já Neto tem o pior desempenho com 50%. A margem de erro é 2% para mais ou para menos.

Segundo o jornal Tribuna, nos últimos meses, Neto tem tentado colar em Wagner a imagem de “representante do passado”. Nesta semana, o democrata voltou a repetir a estratégia eleitoral. “(Os baianos) querem olhar para o futuro porque o ex-governador Jaques Wagner representa o passado, representa uma história que está tendo o seu momento final, fechando um ciclo”, disse ele, durante uma viagem à Vitória da Conquista. O senador rebateu. “As pessoas podem ter pouca idade e ter uma cabeça velha, e podem ter mais idade e ter uma cabeça moderna. Se é passado, pega o passado que ele participou, pelo menos do grupo dele, 16 anos dele e 16 do nosso, e o resto o pessoal responde. É joguinho de palavras que ele fica fazendo. Eu tenho 70 anos e tenho muito orgulho e muita disposição para trabalhar. Eu acho que modernidade é o que carrega na cabeça e é o que interessa ao povo baiano”, afirmou. “Vamos disputar ideias, e não idade”, acrescentou.

 

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.