O secretário da Saúde de Salvador, Léo Prates, anunciou que cerca de 49 mil pessoas estão com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em atraso na capital baiana. O número equivale a quase o dobro do que vinha sendo registrado pela prefeitura, e que mantinha uma estabilidade.
Prates destacou que somente a primeira aplicação da vacina não é suficiente para imunização contra a doença. “Nós vínhamos estabilizados em um número de pessoas com segunda dose atrasada, entre 20 mil e 25 mil. Essa semana nós fomos para 49 mil sem tomar a segunda dose. Eu quero lembrar que a pessoa só vai estar imunizada com a segunda dose. E mais: elas só garantem a eficácia contra, por exemplo, a variante delta, que preocupa o mundo, com as duas doses”, disse o secretário neste domingo (15).
Segundo informações do portal G1, Léo Prates fez um apelo à população e citou que o Rio de Janeiro já começa a registrar novos problemas com número de pessoas internadas, desta vez por causa da contaminação de pessoas que não foram vacinadas.
“Quero apelar porque saúde pública se faz todo mundo junto. Veja que o Rio de Janeiro já está tendo problema de internamento pela contaminação de não vacinados. Para você estar completamente imunizado e ajudar a Secretaria Municipal de Saúde a cuidar da sua vida e ajudar o prefeito Bruno Reis a cuidar dos empregos de mães e pais de família, a gente apela: vá ao posto, tome a segunda dose e garanta a sua imunidade”, afirmou.
Foto: Valter Pontes/Secom