sábado, 04 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

MORRE UM DOS FUNDADORES DO INSTITUTO DE SAÚDE DA UFBA

Redação - 16/08/2021 12:15

Um dos fundadores do Instituto de Saúde Coletiva, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), o professor emérito Sebastião Antônio Loureiro de Souza e Silva, morreu neste domingo (15), em Salvador. Ele estava hospitalizado com problemas cardíacos. O corpo do professor será enterrado nesta segunda-feira (16), às 17h, no Cemitério Jardim da Saudade.

Graduado em medicina pela UFBA (1964), mestre em Saúde Pública Tropical pela University of London (1968) e doutor em epidemiologia pela University of Texas System, Sebastião Antonio Loureiro de Souza e Silva ingressou na carreira docente em 1968, como docente da Faculdade de Medicina da UFBA. Ali exerceu diversos cargos no Departamento de Medicina Preventiva, embrião do Instituto de Saúde Coletiva, em cujo processo de fundação, consolidada em 1995, teve papel determinante, e onde a partir de então atuaria com grande destaque, exercendo cargos de coordenação, liderando projetos de pesquisa e contribuindo de maneira marcante na formação de gerações de pesquisadores.

Sebastião Loureiro presidiu a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) entre 1985 e 1987 – tendo conduzido, na 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, trabalhos que contribuíram para a incorporação do direito universal à saúde na Constituição Federal de 1988 – , a Associação Latino-Americana de Medicina Social (Alames) e a International Association of Health Policy (IAHP). Decano do Centro de Formação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), foi consultor da Secretaria de Saúde da Bahia e da Organização Mundial da Saúde. Além do título de professor emérito da UFBA (1995), Sebastião Loureiro recebeu da Assembleia Legislativa da Bahia o Diploma de Honra ao Mérito aos serviços prestados a saúde pública e ao desenvolvimento da ciência (2008); do Ministério da Saúde, a Medalha Oswaldo Cruz (2009), principal honraria do país a personalidades da área de saúde pública; e dos conselhos Regional e Federal de Medicina, o Diploma de Mérito Ético Profissional ao Médico.

 

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.