sexta, 22 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8331

EM SALVADOR, 95 MIL PESSOAS ESTÃO APTAS PARA TOMAR VACINA, MAS NÃO BUSCARAM OS POSTOS

Redação - 16/08/2021 13:26 - Atualizado 16/08/2021

A baixa procura por vacinas tem preocupado a gestão municipal, tendo em vista o crescimento de vítimas da variante Delta em outros estados e países. Segundo informou o secretário de Saúde, Leo Prates, cerca de 95 mil pessoas, entre 25 e 30 anos, estão aptas para serem imunizadas, mas não procuraram os postos da capital baiana.

“Pessoas têm falado de recadastramento, mas esse número é de pessoas já recadastradas, que estão no meu sistema, habilitadas para tomar a dose, que não foram aos postos. Tenho conversado com alguns secretários de capitais, muitos estão com o mesmo problema. Estamos fazendo apelos. Estimo que esse número já passa de 95 mil pessoas, já que estamos descendo as idades rapidamente”, disse, em entrevista ao Jornal da Bahia nesta segunda-feira (16).

Buscando atrair essas pessoas, Prates informou que a SMS tem disparado mensagens informativas por WhatsApp, bem como fazendo a busca ativa em regiões com os maiores índices de abstinência. A busca ativa também está sendo feita para acionar as 49 mil pessoas que não retornaram aos postos para tomar a dose de reforço.

Ainda nesta seugnda, o secretário municipal de Saúde também comentou sobre o recadastramento do cartão do SUS (Sistema Único de Saúde). “Quando começamos a vacinar pessoas de 38 anos, começamos a ter abstenção. Adotamos esse sistema porque recebemos as doses limitadas. Eu gostaria muito de vacinar toda a população da bahia, mas infelizmente não tenho doses para isso. Então, a gente exige o recadastramento. A pessoa que é de Salvador pode simplesmente ir ao site e fazer seu recadastramento. É muito rápido. A pessoa vindo de fora tem que agendar um horário na Prefeitura-Bairro para fazer a troca no SUS”, explicou Leo Prates.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.