O vice-governador e secretário do Planejamento, João Leão, declarou que a Bahia tem a intenção de potencializar a integração com o território produtivo do Cerrado brasileiro, Matopiba.
“A Bahia, na região Oeste que integra o Matopiba, tem capacidade de dobrar sua produção. Nesta atual safra temos a perspectiva recorde de produção com mais de 10 mil toneladas de soja, milho, algodão, café e outras culturas. Estamos implantando o Polo Agroindustrial do Médio São Francisco, com mais de 26 empreendimentos. E a intenção é integrar o Oeste baiano ao desenvolvimento do Estado e do Nordeste”, afirmou Leão.
A declaração foi dada durante o Seminário virtual Matopiba – Desafios do Cerrado Nordestino, na noite desta quinta-feira (12). O evento é promovido pela Fundação Perseu Abramo (FPA), por meio do Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas do Nordeste (NAPP-NE), e contou com a participação do governador do Maranhão, Flávio Dino, e da senadora Katia Abreu (TO), entre outros nomes.
O Matopiba – Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia – designa uma realidade geográfica caracterizada pela expansão de uma nova fronteira agrícola no Brasil, baseada em tecnologias modernas de alta produtividade, cujo mapeamento foi feito pela Embrapa.
Foto: Ascom/SDE